26 abril 2016

TedEd - Criação de aulas em vídeo

TedEd é uma ferramenta online para criação de aulas interativas em vídeo. Trata-se de um editor de vídeo.




De utilização muito fácil, a plataforma está ligada à fundação internacional de conferências TED (Technology, Entertainment and Design), cujo objetivo é a difusão das "ideias que vale a pena serem difundidas" ("ideas worth spreading").

O editor de vídeo é gratuito e permite a partilha de qualquer vídeo disponível no Youtube, com a possibilidade de a enriquecer com conteúdos interativos. 
Com um registo rápido, acede-se à plataforma. Depois, basta  indicar o URL Youtube do vídeo que queremos utilizar, e TedEd vai importá-lo para que possamos editá-lo.
Podemos começar por atribuir-lhe um título e uma descrição; podemos permitir que o vídeo fique público, e acessível a todos os visitantes da plataforma, ou mantê-lo na esfera privada, e partilhá-lo apenas com quem quisermos.

Na plataforma, temos acesso a quatro menus, com os quais vamos introduzir os nossos complementos e suscitar a reflexão e o trabalho dos nossos alunos. São eles:
Watch, Think, Dig Deeper, Discuss, e and Finally.
  • ThinkPermite introduzir Quizz - perguntas para sondar os alunos (abertas ou de escolha múltipla).
  • Dig Deeper: Permite, em 5000 carateres, complementar as noções abordadas no vídeo (através de texto, referências bibliográficas, pistas de pesquisa).
  • Discuss: Permite criar uma espécie básica de forum de discussão com os alunos.
  • ...and finally: é o espaço para a nossa palavra final em que dispomos de algumas linhas para encerrar o conteúdo.

Resta-nos validar a nossa aula, e ela fica pronta a partilhar por mail ou nas redes sociais. TedEd disponibiliza estatísticas de consulta (número de alunos que responderam ao Quizz, número de discussões abertas).


Uma ferramenta gratuita, e prática para a aula ou para complemento às aulas.

Para criar as lições, e também para responder aos Quizz ou participar nas discussões é necessária inscrição prévia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...