06 abril 2016

ReMarkable - Gestor de TPCs (iPad)

ReMarkable é uma aplicação iPad de profs para profs, para gerir os trabalhos realizados pelos , e aceder-lhes a partir do tablet.

O registo faz-se via email ou Facebook e dá acesso a um cacifo virtual, associado a um endereço mail único, gerado na inscrição. Este endereço encontra-se na página de abertura da app, em baixo, à esquerda do écran; será utilizado pelos alunos para enviar os TPC, que entrarão diretamente no cacifo do prof.

Remarkable também permite gravar os TPC na nuvem (Box, Dropbox e/ou Drive), o que liberta espaço na nossa aplicação.

O sistema de arquivo permite organizar o cacifo como se quiser, arrumando os trabalhos por turma, por assunto ou por outros critérios, de acordo com as necessidades. Cada TPC aberto dá acesso a diversas ferramentas de correção: texto, marcadores, post-it, imagens, enquadramento, e permite escolher diferentes cores.


Para facilitar o trabalho do professor, Remarkable utiliza um sistema de cores para o estado de andamento do trabalho do prof. Assim, estará vermelho enquanto o trabalho não for corrigido, e ficará amarelo enquanto a correção estiver em curso; quando o trabalho do prof estiver completo, passará a verde.




A ferramenta suporta todo o tipo de documento (docx, .xls, .ppt, .jpeg, .gif, .pdf, etc.), podendo ser utilizada no âmbito de qualquer disciplina.

Quando o TPC estiver corrigido, basta um clic para o enviar ao aluno, que o receberá por mail em formato .pdf. Poderá consultar as correções, anotações, comentários ou até cotações/classificação do professor.


Os alunos não têm de ter iPad; podem enviar e receber os TPC através de qualquer email.

Quando um mail é enviado por um aluno, o prof recebe uma notificação. Aberto o documento, podemos colocá-lo na pasta correspondente ao aluno.

Remarkable permite ainda gerir as datas de devolução dos trabalhos corrigidos nos prazos acordados. Cada documento regista a data e hora de envio, útil quando impomos prazo de entrega aos alunos.


A integração do Excel permite carregar um ficheiro do mesmo formato com a lista dos alunos ou criar uma tabela diretamente na aplicação, para classificar/cotar cada TPC



Fonte: https://itunes.apple.com/us/app/remarkable/id700513305?ls=1&mt=8


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...