15 dezembro 2021

LOOM - GRAVAÇÃO VÍDEO DESCOMPLICADA, COM VERSÃO PARA PROFS.

LOOM - O QUE É?

Loom é uma plataforma de comunicação por vídeo, uma excelente ferramenta de comunicação assíncrona.

Permite capturar imagem, gravar ecrã, voz e câmara num só clique, e partilhar o vídeo com rapidez e muita simplicidade, através do link disponibilizado.  Nem precisamos de fazer download do vídeo!

No final deste artigo, explicamos as vantagens da "Conta-Professor", e como aceder-lhe.

Para explicar o desenrolar de uma tarefa ou para criar um tutorial, o Loom é um aliado sem igual. Quem recebe o link acede à gravação como se fosse um vídeo do Youtube, e pode vê-lo as vezes que quiser, desde que guarde o link.


Na sua simplicidade, o Loom permite optar entre três modos de partilha: navegador, ecrã ou câmara

Apesar de podermos gravar ecrã, voz e câmara, estas duas últimas são opcionais, pelo que podemos gravar vídeo sem som ou fazer apenas captura integral de ecrã, sem o nosso rosto. 

Uma vez entrados no Loom, é preciso autorizar a captação de imagem e som e escolher que tipo de captura pretendemos realizar.



A partilha dos nossos vídeos está facilitada, uma vez que o Loom facilita a partilha direta com os nossos contactos do Gmail, desde que, no momento de acesso, usemos a nossa conta Google.



Outra vantagem do Loom é que recebemos uma notificação quando a pessoa a quem enviámos o link vídeo, o que pode ser interessante quando partilhamos conteúdo com os alunos.

Naturalmente, as opções de edição são limitadas (para isso há software de edição de vídeo), mas permite o básico, ou seja, aparar ou cortar o que se quiser.

É a ferramenta ideal para gravar uma pequena explicação ou uma demonstração, muito mais eficaz e cativante do que uma página de texto ou um par de capturas de ecrã.

Com o Loom, é fácil gravar uma apresentação de Google Slides ou de Power Point, e colocá-la na sua Sala de Aula Virtual. Veja aqui como fazer.

Do ponto de vista da comunicação e da interação com os alunos, o Loom é uma vantajosa alternativa ao texto de um email. Para quê escrever, escrever, escrever, se podemos, rapidamente, criar um pequeno vídeo que cumpre os mesmos objetivos, é mais apelativo, nos aproxima mais dos alunos e nos poupa tempo?

Para usar o Loom, basta instalar a respetiva extensão do Google Chrome, disponível aqui (Chrome Web Store), entrar e começar a usar.
Pode também usar a versão Desktop.

Todos os vídeos que gravamos ficam disponíveis na plataforma, e podemos aceder-lhes ou partilhá-los quantas vezes quisermos.

Limite da conta grátis: 25 vídeos, de até 5 minutos.

LOOM PARA PROFESSORES

Algumas vantagens:

- Vídeos ilimitados, de até 45 minutos

- Ferramenta de desenho e anotações no ecrã (disponível apenas na versão desktop)

- Pastas partilhadas

- Pastas por grupo-equipa de trabalho

- Pesquisa

- Download dos vídeos (por exemplo, para publicação no Google Classroom)

Para se registar como professor, aceda aqui, e siga os passos indicados.


TUTORIAL - COMO USAR O LOOM

Este vídeo explica todos os passos para fazer um vídeo com o Loom.




19 novembro 2021

2 NOVIDADES DO CHROME A ADOTAR IMEDIATAMENTE!

O Google Chrome está sempre a introduzir funcionalidades, algumas muito úteis.
Às vezes, estão mesmo à nossa frente, e nem damos por elas. Nos últimos meses, foram introduzidas duas excelentes novidades.

Vamos descobri-las!


1) Atalho para as janelas abertas ou recentemente fechadas 
    sem ter de ir ao Histórico (mesmo que tenham sido abertas numa
    sessão anterior).

No topo direito do ecrã, clique na seta para baixo.
A janela que se abre mostra todos os separadores que tem abertos, o que é útil quando se tem muitos abertos.
Mais abaixo, na mesma janela encontra ainda os últimos separadores abertos recentemente, que é uma forma de chegar rapidamente a separadores já fechados, evitando ter de voltar a digitar o respetivo URL, fazer nova pesquisa ou consultar o histórico.



2) Lista de leitura

Encontrou um artigo que não gostaria de perder de vista ou que quer voltar a ler?

Pode acrescentá-lo à sua lista de leitura, e aceder-lhe posteriormente, num ápice.

Faça assim:

À direita da barra de URL, clique na estrela.
É a janela de acesso aos Marcadores e agora também à sua lista de leitura.

Basta clicar, e o conteúdo entra na lista.

Posteriormente, quando lhe quiser aceder, em qualquer altura, só tem de clicar em Lista de Leitura para encontrar o conteúdo.


Nota: para que estas funcionalidades estejas operantes tem de estar a usar a sua conta Chrome.

Agora, é experimentar!


10 setembro 2021

EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA - CÁLCULO MENTAL - "JE NE PEUX PAS J`AI MATHS" -

"J`peux pas j`ai maths" ("Não posso, tenho matemática")é um site de exercícios de cálculo mental, destinado a alunos do 4º ano ao 3º ciclo.


Criado por um professor francês de Matemática durante o confinamento (Covid19), o site funciona online e não é preciso qualquer registo para entrar e aceder aos exercícios. 


Funcionamento


Escolhe-se o nível, o conteúdo curricular e o tipo de operações, e podemos fazer vários ajustes:

- tempo disponível para realização de cada operação;
- grau de dificuldade (fácil, difícil ou diabólico);
- número de operações a incluir no exercício;
- tipo de exercício.


Tipos de exercício

Há dois tipos de exercício:

clássico ("classique") - para encontrar o resultado;

- "à trou" - com uma parcela em branco, para completar.


Organização


O site está organizado em dois grandes blocos ("cycles"), de acordo com os ciclos de escolaridade de França, e com a seguinte correspondência em Portugal :


Os professores de Matemática, melhor que ninguém, saberão verificar que conteúdos
são adequados aos seus alunos e se existe correspondência com os equivalentes anos de escolaridade em Portugal. Pode acontecer que um conteúdo apareça no site associado a um determinado ano de escolaridade e que, em Portugal, seja abordado num ano diferente, mas o professor saberá e poderá sempre orientar os alunos para os exercícios adequados ao seu nível/ano.


Modos de jogo

Há duas formas de abordar os exercícios:

Modo Aluno:
Permite que autonomamente, o aluno resolva os exercícios, obtendo a solução imediatamente após cada resposta; uma classificação final é disponibilizada após conclusão de cada bloco de exercícios.

Modo Professor:
Funciona como o modo Aluno, mas a solução não é imediatamente apresentada após cada exercício; só no final do bloco são exibidos todos os resultados para todas as questões colocadas. Não é disponibilizada classificação.

Se o professor quiser usar estes enigmas em sala de aula, pode, por exemplo, projetar à turma uma bateria de exercícios, solicitar aos alunos que vão registando as suas respostas no caderno, e exibir para toda a turma, no final, a solução, que vai aparecer sempre contextualizada e integrada no enunciado do problema.
Esta mecânica permite que o professor possa tirar o máximo partido da atividade, por exemplo, salientando aspetos que queira valorizar, ou reforçando aprendizagens.

Trata-se de uma ferramenta de grafismo simples, mas apelativo.

Ainda que só
 esteja disponível em Francês, parece-nos que a língua não será impedimento à utilização destes jogos, dada a universalidade dos números e das fórmulas matemáticas. Mas não há nada como esperimentar!

Fonte: "J`peux pas j`ai maths"

12 julho 2021

GAMIFICAÇÃO VS APRENDIZAGEM COM JOGOS

Gamificar é uma forma motivadora de inovar, despertando mais interesse nos alunos pela aprendizagem. 
Muitas vezes, confunde-se a gamificação com a aprendizagem baseada em jogos, mas a diferença entre ambas as estratégias é significativa.





A gamificação
 é a prática de introduzir, no processo de aprendizagem,  princípios e elementos próprios de jogos, como, por exemplo, pontuação, recompensas, incentivos e organização por níveis/patamares/cenários, ou a existência de uma narrativa.
Na gamificação, o objetivo não é o próprio jogo, mas a aprendizagem do conteúdo, conseguida através de mecânicas de jogo que facilitam a aprendizagem.

A aprendizagem baseada em jogos recorre a jogos reais, com as suas mecânicas próprias, também com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizagem. Aqui, o jogo constitui, em si, um objetivo; o jogo é o próprio conteúdo de aprendizagem.


11 junho 2021

STORYJUMPER - criar livros online

Quer publicar um livro digital criado pelos alunos? 

E até imprimi-lo, para ficar com uma edição em papel? 

É o que Storyjumper nos permite fazer, online.





Trata-se de uma ferramenta fácil de usar, e bastante bem equipada, que permite o trabalho colaborativo, com vários utilizadores a editarem ao mesmo tempo.

Como qualquer ferramenta de edição, é possível digitar texto e inserir imagem/fotografia (arrastando o ficheiro para a página do livro), mas também podemos inserir gravação audio em cada página, o que permite que até a própria voz dos alunos possa "entrar" na narração.

O interface oferece vários cenários ("cenas"), mas podemos usar o motor de busca do próprio Storyjumper para escolher outros fundos para as páginas.
O motor de busca aceita a pesquisa de termos comuns em português, embora a interface da ferramenta seja em inglês.

 
Quanto às personagens da nossa obra, há muitas já prontas a usar, mas podemos optar por criar uma, com recurso às possibilidades habituais nestas ferramentas( alterar cor da pele, rosto, vestuário, etc.).


A aplicação disponibiliza ainda muitos elementos para compor os nossos cenários, mas é sempre possível recorrer ao motor de busca interno e pesquisar outros diferentes, de acordo com o gosto e as necessidades.

Concluída a edição, o livro pode ser lido online, partilhado onde e com quem quisermos, ou integrado num site, num blogue ou no Google Classroom.

Uma outra vantagem dos livros criados com  Storyjumper é que, mesmo depois de prontos, ficam sempre editáveis, o que permite voltar a eles, para alterar algum aspeto, e até eliminar ou acrescentar páginas.

Exemplo de um livro criado com StoryJumper

E tudo isto é gratuito.

Se quisermos ter o nosso livro numa edição em papel,  já teremos de fazer despesa, mas há duas hipóteses:

- deixar a edição a cargo da própria Storyjumper;
- descarregar o livro em PDF (sem audio, portanto) e tratarmos nós da impressão.

Storyjumper é sem dúvida uma alternativa interessante ao conhecido Book Creator, de que já falámos aqui.


Tutorial muito completo (em português):



Tutorial sobre integração na Google Classroom:



11 maio 2021

WAKELET - MURAL INTERATIVO

Os murais interactivos têm conquistado muitos utilizadores, e o Padlet tem merecido as preferências, mas, com as limitações que passou a impor, é preciso procurar alternativas, e é aqui que o Wakelet se pode afirmar.


Na sua origem, o Wakelet é uma plataforma de curadoria de conteúdos, gratuita, e que permite inserir texto, imagens, vídeos, podcasts e links.

Os conteúdos podem ser organizados e estruturados em coleções (os Wakes), e partilhados com quem quisermos.

A ferramenta é de fácil utilização, e tem a grande vantagem de não impor limitações ao número de murais que podemos criar.

Este tutorial em vídeo e em português ajuda a que nos familiarizemos com a mecânica de utilização.

Deixamos um exemplo de Wakelet sobre Halloween/Finados.

https://wke.lt/w/s/ko6IFU





10 abril 2021

MIXKIT - MÚSICA E EFEITOS SONOROS GRATUITOS

Quando se trata da sonorização de vídeo, nem sempre é tarefa fácil encontrar a música gratuita de que precisamos, ou mesmo os efeitos sonoros com que sonhamos enriquecer as nossas criações.
Acrescentamos mais uma possibilidade à nossa lista de recursos.

Trata-se de Mixkit, uma plataforma que reúne efeitos sonoros, canções e músicas.




O acervo musical do Mixkit está organizado por géneros musicais, enquanto os efeitos sonoros se organizam por temas.


 É mais uma possibilidade a juntar às que já sugerimos aqui,e  aqui.

05 março 2021

4 Passos para nunca mais enviar Emails incompletos ou sem anexo

Já lhe aconteceu acabar de clicar no envio de um email, perceber que não lhe juntou um anexo necessário, e não poder fazer nada a não ser enviar um novo mail, com o malfadado anexo e o inevitável pedido de desculpas?
E quando descobrimos que faltava acrescentar mais qualquer coisa no mail, mas já não podemos voltar atrás?

Isto acontece porque o GMail, por definição, nos dá apenas uns breves segundos (5!) para cancelarmos um envio.

A boa notícia é que isto pode ser alterado, de forma rápida e fácil.

Abra o seu GMail e siga estes 4 passos:

1º. Clique em Definições: 


2.º Clique em "Ver todas as definições"



3.º O"Período de cancelamento de envio", está pré-definido para 5 segundos. 
      Use a seta para baixo, à direita do algarismo, para alterar esse valor.

Pode optar por 10, 20 ou 30 segundos. O que escolher será o que o GMail lhe dará para poder anular um envio.


4º - Fundamental - Tem de gravar a mudança que acaba de fazer.

       Sem sair, desça até ao final das Definições e guarde as alterações.


Já está! Sem mais demoras, o GMail volta à sua Caixa de Entrada

Não tenha medo de escolher 30 segundos. É o tempo em que a pequena janela pop-up permanecerá no canto inferior esquerdo do GMail, quando faz um envio.
Mais vale sobrar que faltar!
De cada vez que enviar um email, sabe que, se precisar, tem sempre 30 segundos para clicar em Anular.


Se tiver a certeza de que não lhe faz falta, pode até fechar a janela antes. Caso contrário, ela desaparecerá sozinha no fim do seu tempo de vida.

E pronto: acabaram-se os mails incompletos ou sem anexo!

08 fevereiro 2021

ENSINO ONLINE - CONCEITOS E METODOLOGIAS

Com esta publicação, pretendemos contribuir para ajudar a desfazer alguns equívocos relativamente ao que é o trabalho autónomo e àquilo que é o trabalho realizado durante uma sessão síncrona.


 

31 janeiro 2021

Retirar PEN USB em segurança, no Windows 10

Será mesmo necessário remover de forma segura uma pen USB?

A resposta é não, não é mesmo necessário, mas convém verificar se o dispositivo USB está corretamente configurado para que não haja risco de se perder dados.

Assim, para ter a certeza de qual a política de remoção definida no computador que está a usar, deve:

  • com a drive USB ligada, abra o gestor de dispositivos (Iniciar > escrever “gestor de dispositivos” > abrir).

  • expandir “Unidades de disco” (último item da lista) e abrir as unidades de disco USB que remove frequentemente.

  • no separador “Políticas”, certifique-se de que a opção escolhida é “Remoção rápida (predefinição)”.

Desta forma, não terá problema em remover a pen.


COMPLICAÇÕES...

Se, quando tenta ejectar a pen, lhe aparece a indicação de que  o dispositivo não pode ser removido, é porque está a ser utilizado por um (ou mais que um) processo.
Verifique se tem ficheiros abertos, encerre-os, e volte a ejectar a pen.

MAIS COMPLICAÇÕES...

Se por acaso isso lhe acontece sempre, é possível que se trate de uma ferramenta de proteção (anti-vírus, anti-malware) que esteja a fazer verificações e deixa essa drive ocupada… ou pode até ser alguma aplicação que esteja a correr, e que desconheça.

Para saber exactamente a razão desse impedimento, pode fazer um procedimento simples, com um comando na Powershell.

Para o fazer, deve:

  • abrir a Windows PowerShell (Iniciar > escrever “powershell” > abrir)
  • colar o comando abaixo e premir Enter
Get-EventLog -LogName System -after (Get-Date).AddHours(-1) | Where-Object {$_.EventID -eq 225} | Sort-Object TimeGenerated | Format-Table -Wrap

A resposta a este comando terá vários elementos, sendo que no elemento “Message” estará indicada a aplicação que parou a remoção de determinado dispositivo.


Texto adaptado de PPLWARE, consultado em 31/01/2021
Fonte: 
https://pplware.sapo.pt/pplware/consultorio/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-339/#5


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...