10 setembro 2021

EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA - CÁLCULO MENTAL - "JE NE PEUX PAS J`AI MATHS" -

"J`peux pas j`ai maths" ("Não posso, tenho matemática")é um site de exercícios de cálculo mental, destinado a alunos do 4º ano ao 3º ciclo.


Criado por um professor francês de Matemática durante o confinamento (Covid19), o site funciona online e não é preciso qualquer registo para entrar e aceder aos exercícios. 


Funcionamento


Escolhe-se o nível, o conteúdo curricular e o tipo de operações, e podemos fazer vários ajustes:

- tempo disponível para realização de cada operação;
- grau de dificuldade (fácil, difícil ou diabólico);
- número de operações a incluir no exercício;
- tipo de exercício.


Tipos de exercício

Há dois tipos de exercício:

clássico ("classique") - para encontrar o resultado;

- "à trou" - com uma parcela em branco, para completar.


Organização


O site está organizado em dois grandes blocos ("cycles"), de acordo com os ciclos de escolaridade de França, e com a seguinte correspondência em Portugal :


Os professores de Matemática, melhor que ninguém, saberão verificar que conteúdos
são adequados aos seus alunos e se existe correspondência com os equivalentes anos de escolaridade em Portugal. Pode acontecer que um conteúdo apareça no site associado a um determinado ano de escolaridade e que, em Portugal, seja abordado num ano diferente, mas o professor saberá e poderá sempre orientar os alunos para os exercícios adequados ao seu nível/ano.


Modos de jogo

Há duas formas de abordar os exercícios:

Modo Aluno:
Permite que autonomamente, o aluno resolva os exercícios, obtendo a solução imediatamente após cada resposta; uma classificação final é disponibilizada após conclusão de cada bloco de exercícios.

Modo Professor:
Funciona como o modo Aluno, mas a solução não é imediatamente apresentada após cada exercício; só no final do bloco são exibidos todos os resultados para todas as questões colocadas. Não é disponibilizada classificação.

Se o professor quiser usar estes enigmas em sala de aula, pode, por exemplo, projetar à turma uma bateria de exercícios, solicitar aos alunos que vão registando as suas respostas no caderno, e exibir para toda a turma, no final, a solução, que vai aparecer sempre contextualizada e integrada no enunciado do problema.
Esta mecânica permite que o professor possa tirar o máximo partido da atividade, por exemplo, salientando aspetos que queira valorizar, ou reforçando aprendizagens.

Trata-se de uma ferramenta de grafismo simples, mas apelativo.

Ainda que só
 esteja disponível em Francês, parece-nos que a língua não será impedimento à utilização destes jogos, dada a universalidade dos números e das fórmulas matemáticas. Mas não há nada como esperimentar!

Fonte: "J`peux pas j`ai maths"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...