14 dezembro 2016

SCIENTIX - COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Scientix é a comunidade para  promoção da educação científica na Europa, coordenada pela European Schoolnet.


Trata-se de uma rede que promove e apoia a colaboração entre professores de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, investigadores e outros profissionais de educação.
Está aberta a todos os interessados na educação científica.


Entre outras iniciativas, a rede recolhe e disponibiliza recursos pedagógicos, bem como informação acerca de projetos europeus na área do ensino das ciências, financiados pela Comissão Europeia. 
A rede conta com representantes nacionais a quem cabe estabelecer ligações entre as iniciativas do Projeto Scientix e os professores, bem como organizar workshops, conferências e webinars para docentes. Conheça aqui os embaixadores portugueses e respetivos contactos.


No website da rede pode encontrar recursos criados por professores de toda a Europa, pesquisáveis por tema, tipo, idade do público-alvo e língua.Embora não exista uma versão em português do site, há recursos em língua portuguesa.

Veja o vídeo de apresentação:



Fonte:http://www.scientix.eu/

07 dezembro 2016

WORDCOUNTER - Contador de palavras

Word Counter é um contador de palavras e caracteres




Não é preciso criar contas nem fornecer informação de qualquer tipo.
Só temos de pôr o texto dentro do campo principal, escrevendo diretamente, ou usando a técnica copiar/colar.
Word Counter  encarrega-se de contar as palavras em tempo real.



Mais simples e prático não há.
Além de palavras e caracteres, o programa conta também parágrafos e frases ( desde que iniciadas por maiúscula) e calcula o tempo necessário para a leitura. 
Também é contada a frequência de utilização das palavras no texto. 
Tudo sempre em tempo real.
Ideal para professores e alunos.

Fonte: https://wordcounter.net/

06 dezembro 2016

2 APPS PARA DIGITALIZAR COM SMARTPHONE

Com a qualidade que hoje têm as lentes fotográficas dos dispositivos móveis, digitalizar um documento deixou de ser uma coisa complicada e demorada.
Sugerimos duas boas aplicações para transformar o telemóvel ou o tablet num autêntico scanner de bolso. 

1. ScanBot 6

ScanBot digitaliza textos com grande facilidade. 
Basta enquadrar o documento e clicar. A aplicação digitaliza e converte o documento em PDF, até com várias páginas, em poucos segundos.

A aplicação identifica as margens do documento, corrige a perspetiva e melhora o reconhecimento de caracteres.
É possível classificar os documentos com tags, e arquivá-los.
Também os podemos partilhar facilmente, ou guardá-los na nuvem (Google Drive, Box, DropBox ou Evernote).

ScanBot para Android, aqui.
ScanBot para IOS, aqui.

Fonte:ScanBot


2. Genius Scan

Basta que fotografemos o texto a digitalizar, e Genius Scan trata do resto.
Se tivermos atenção à luminosidade, a aplicação é capaz de reconhecer as margens das páginas fotografadas e corrigir automaticamente a perspetiva.

O resultado final pode ser obtido em formato JPG ou PDF.
Os ficheiros podem ser guardados na maior parte dos servidores da nuvem.

Genius Scan para Android, aqui.
Genius Scan para IOS, aqui.

25 novembro 2016

6 FERRAMENTAS PARA GRAVAÇÃO DE AUDIO


Como gravar audio no computador? Uma pergunta que muitos se fazem, não tanto com o objetivo de simplesmente gravar a sua voz, mas sobretudo porque é um recurso genial para utilizar noutro tipo de projetos como os de programação, para dar voz a um vídeo stop-motion ou inclusivamente para gravar o nosso próprio podcast.
Há ferramentas simples e fáceis de utilizar, e outras mais complexas mas ideais para certos usos. Se quer gravar audio no computador necessitará de alguma destas seis ferramentas. Cada uma delas com os seus prós e os seus contras, permitir-nos-ão inserir voz nos nossos projetos… ou, porque não, simplesmente gravarmo-nos para depois nos escutarmos. Veja qual é a sua favorita.

1. Wavosaur

Começamos por um de los editores mais completos que há: chama-se Wavosaur e além de ser completamente gratuito, tem múltiplas opções que nos permitirão editar tanto o som como as diferentes pistas que tenhamos. Perfeito para criar composições complexas, mais ainda se tivermos em conta que admite uma multitude de plugins com os quais acrescentar novas funcionalidades.

2. Ardour

Caracterizado por ser de código aberto, Ardour tem uma versão gratuita muito completa, compatível com Linux e Mac —não há suporte oficial para Windows— que permite editar, misturar e modificar pistas de som. Por exemplo, pode-se acrescentar efeitos ou outros sons à nossa voz, permitindo resultados que com un pouco de trabalho podem estar próximos do profissional.

3. Oceanaudio

Fácil, rápido e potente. Estas são as três características de Ocenaudio, outro programa gratuito e multiplataforma (Windows, Mac e Linux) que simplifica as interfaces mais avançadas para ser muito fácil de manejar, e que se centra na edição de audio antes de tudo o mais. É eficiente e perfeito para os que não precisam de um software complexo, e procuram algo simples e sem grandes alardes técnicos.

4. Microsoft Sound Recorder

E se só quisermos gravar a nossa voz ao microfone e pouco mais? O ponto de partida é Microsoft Sound Recorder, uma utilidade incluída nos sistemas Windows mais modernos (no Windows 10 deve fazer-se o download) e que é, simplesmente, um software para gravar a entrada de microfone do computador. Nem edição nem outras parafernálias, com este programa obteremos um arquivo que conterá a gravação. É o ponto de partida para utilizar outros programas, mas pode servir se o que se procura é fazer coisas muito simples.

5. Audacity

Um ‘must’ no mundo do podcast, Audacity converteu-se num daqueles programas de audio imprescindíveis para a comunidade, que é aliás uma das suas grandes virtudes: a enorme quantidade de usuários que o manejam em todo o mundo. Cobre todos os passos necessários para ter um bom audio final, desde a gravação, sua edição e modificação até à última exportação, sendo muito versátil, completo e além do mias grátis e multiplataforma (Windows, Mac e Linux).

6. QuickTime

Quicktime Audio recordingSe o Windows tem o seu Sound Recorder, o Mac tem o Quicktime como ferramenta para gravar audio e armazená-lo no computador. Trata-se de um utilitário muito simples que nem sequer permitirá editar; só podemos fazer a captura do som para tê-lo em formato digital e posteriormente —e se precisarmos— manipulá-lo através de outros programas. Está incluído nos Mac com OS X mais recentes.
------------------------------------
Texto traduzido do espanhol. Encontre o original aqui.

24 novembro 2016

15 SITES COM MODELOS POWERPOINT


Para muitos PowerPoint é uma excelente ferramenta de apresentações em público que conta com infinitas possibilidades, se se conhece a fundo. E entre estas possibilidades está a parte mais estética, do desenho e da colocação da informação: os modelos de PowerPoint são o ponto de partida para fazer uma boa apresentação.
Evidentemente, temos sempre a possibilidade de criar de raiz as nossas próprias apresentações, mas uma grande opção é procurar modelos PowerPoint para nos inspirarmos, baseando-nos nelas ou tirando ideias para as nossas próprias criacões. E em matéria de procurar modelos grátis há muitos sítios, 10 dos quais recomendamos hoje.

1. Plantillas PowerPoint


Em espanhol e com um número que diz tudo: Plantillas PowerPoint contém 3.000 modelos que podemos descarregar gratuitamente, e que estão organizados por categorias, cores ou etiquetas. Um motor de busca interno  permitirá obter resultados mais concretos para as nossas expectativas.

2. TemplatesWise


Uma página muito simples, mas directa e intuitiva: chama-se TemplatesWise e permite descarregar diferentes tipos de modelos, com estilos do mais díspar, organizados segundo categorias. Também tem uma secção para uma seleção das melhores apresentações, assim como outra para as mais populares e as mais recentes.

3. Indezine


Indezine nasce como um portal que visa proporcionar recursos para melhorar tudo o que se relaciona com as apresentações, e  disponibiliza um espaço muito amplo relativo aos materiais para PowerPoint: até 6.000 modelos, juntamente com “packs” temáticos que, estes sim, são pagos.

4. PowerPoint Styles


Em PowerPoint Styles encontraremos modelos que são utilizados diariamente por milhares de pessoas, e separados segundo tema ou cor. Especialmente interessantes são os rankings de as mais vistas e as mais descarregadas, e que podem servir-nos para encontrar os resultados que mais agradam à comunidade e que são muito atrativos.

5. Presentation Magazine


Mais de 62.000 modelos PowerPoint grátis para descarregar e utilizar, organizados por temática, cor ou etiqueta. Presentation Magazine é, além disso, um repositório onde podemos encontrar fundos para PowerPoint com que podemos dar um “toque” diferente à nossa apresentação, e ir mais além do que os fundos pré-determinados.


6. Microsoft Office


A Microsoft sabe que parte do êxito de PowerPoint está na personalização do conteúdo, e desde há anos tem a sua própria plataforma de modelos, a maioria gratuitos. Há-os para Word, para Excel e também para PowerPoint.

7. Slides Carnival


Várias dezenas de modelos é o que oferece Slides Carnival, um sítio que os compila e categoriza segundo diferentes etiquetas (formais, criativos, simples, etc). Há muitos gratuitos e uns quantos, os mais avançados, pagos, mas dos primeiros podemos sacar um bom material para uso em educação.

8. Slide Hunter


Milhares de modelos PowerPoint de todo o tipo, é o que encontramos em Slide Hunter, com algumas categorias muito curiosas como por exemplo apresentações em formato 16:9 (para os projectores que tenham esta configuração), um motor de busca muito potente e o conteúdo recomendado pelos editores que é sempre bom ter em conta.

9. FPPT


FPPT é o acrónimo de Free PowerPoint Templates, e o seu número diz tudo: todos gratuitos, etiquetados segundo diferentes categorias e com uma variedade de até 9000 modelos. Estão separados por cores e por objetivo (há-as de educação, para desporto, para trabalho…)


10. SmileTemplates


Em SmileTemplates temos à disposição umas quantas dezenas de modelos para PowerPoint, na maioria grátis, com alguns casos em que é oferecido um uso limitado. Há-os de todo o tipo e o motor de busca interno, muito visual, permitirá visualizar rapidamente os resultados.

11. Reddit


Ainda que Reddit não seja uma página dedicada exclusivamente ao mundo dos modelos para PowerPoint, aqui podemos encontrar inúmeros temas e recursos; entre eles, vários subreddits especialmente interessantes para a atividade docente: /r/temmplates ou /r/powerpoint são sem dúvida duas referências a ter em conta.

12. Presenter Media


Numa página web que se apresenta de forma muito visual e genial, Presenter Media tem cerca de 500 modelos gratuitos para descarregar e utilizar nas nossas apresentações. Além disso, indicam o formato para o qual foram desenhados, algo genial para aproveitar ao máximo todo o espaço da apresentação.

13. SlideTeam


Algo mais complexo mas extraordinariamente útil, SlideTeam oferece um monte de conteúdos para apresentações em público, incluindo modelos PowerPoint. O seu motor de busca permitirá escolher o tipo de conteúdo que queremos mostrar, a sua forma e cores, para filtrar entre mais de 60 mil resultados; se preferirmos, também podemos pesquisar todos eles, um a um.

14. Leawo


Simples e especialmente desenhados para o mundo da educação, tanto para professores como para alunos. Leawo conta com um catálogo de várias centenas de modelos, todos eles categorizados segundo diversos temas (educação, férias, finanças, desportos, etc.) numa web simples e fácil de utilizar.

15. Brainy Betty


Uma página web que merecia ser redesenhada, mas que cumpre com a sua função. Brainy Betty dispõe de várias dezenas de modelos muito simples, e por isso também ideais quando o que se quer reforçar é o conteúdo da apresentação, e não o seu desenho como tal.

Tradução livre do original em espanhol. Pode encontrar o original aqui.

Fonte: http://www.educaciontrespuntocero.com


17 novembro 2016

GAMIFICAÇÃO - Jogo do Bingo

Temos a imagem clássica deste jogo de entretenimento, mas podemos fazê-la evoluir e  adaptá-la ao nosso ambiente de trabalho. Usar o Bingo em educação é uma oportunidade excepcional para pôr em prática a gamificação tão em voga.


Logicamente, temos de começar por esquecer o conceito de bingo tradicional: nem vamos sortear bolas, e nem sequer vai haver números. Conceber um bingo em educação servirá para concentrar os alunos e conseguir que prestem atenção a uma determinada tarefa. Como? Vamos ver.

O funcionamento do bingo tradicional consiste em ir marcando num cartão os números que, aleatoriamente, vão surgindo. O primeiro que complete linha ganha um prémio menor; o que complete o cartão ganha o prémio maior.

O mecanismo para utilizar o bingo em educação é parecido, mas diferente em alguns aspectos. Por exemplo, não necessitamos de números, mas sim de objetivos, de forma que o cartão de cada aluno terá uma série de objetivos. Podem ser diferentes para cada um, ou comuns a toda uma turma; cabe ao docente decidir.
Assim, usar um bingo em educação pode ter vários e diversos objetivos.  Por exemplo:
  • Dar a resposta correcta a um exercício planeado pelo professor.
  • Ajudar um colega a entender um determinado conceito.
  • Ir ao quadro explicar um exercício.
  • Completar um determinado tema.
  • Organizar os apontamentos, utilizando cores diferentes para títulos, enunciados, etc.  
  • Utilizar esferográfica em vez de lápis, na aula
  • Não necessitar de borracha para apagar durante um dia inteiro.
O docente é que decide

Como vemos, estas metas são genéricas, mas rapidamente podemos chegar a objectivos específicos segundo matéria, tema, conceitos a explicar, etc. Em qualquer caso será o professor a decidir que objetivos definir para este bingo educativo, adequando-o a variáveis como diversidade dos alunos, tempo necessário para completar os cartões (um por dia? um para a semana?), número de objectivos por cartão ou outros mais. 

Uma vez clarificados os objectivos, podemos criar os cartões e imprimi-los. E existem múltiplas ferramentas para isso, desde criá-los de uma forma artesanal com aplicações de tipo Microsoft Word ou com modelos e software específico.
Por exemplo, uma busca com os termos “bingo templates” (modelos de bingo) leva-nos a mil resultados, todos eles válidos para o que procuramos ainda que, certamente, focados no jogo de azar. 
Uma busca mais específica (“bingo education templates”) leva-nos por exemplo a este modelo simples igualmente válido e editável para que o personalizemos. 
Outros links interessantes são por exemplo Tools For Educators, onde poderemos criar bingos com imagens predefinidas, vocacionadas para o pré-escolar e os primeiros anos do 1º ciclo; ou o gerador de bingos de TeAchnology que é simples e fácil de utilizar.
Mais específico ainda é o Bingo Card Generator, que permite personalizar e editar os objetivos a inscrever nos cartões. Tão simples como escrever linhas (uma por cada “casa”) e a ferramenta encarregar-se-á do resto. Também permite escolher entre alguns dos modelos, tudo de forma gratuita. Com uma busca encontraremos muitos outros recursos para poder criar cartões de bingo educativo.

Uma vez realizado este trabalho, também se pode pensar em recompensas para os que consigam linha e para os que completem o cartão ou inclusivamente para os que, simplesmente, consigam  completar casas. Ficará ao critério de cada docente decidir como premiar o jogo.

O uso de bingo em educação não é novo, e múltiplos docentes falam  dos benefícios do seu uso na aula. Seja qual for a matéria ou a idade dos meninos, este é um daqueles recursos que podemos experimentar, com uma preparação simples.

Este é um jogo que encontra nos primeiros anos de escola o seu público-alvo principal; no entanto, o seu potencial faz com que possamos encará-lo como um recurso para anos de escolaridade mais avançados, e em várias disciplinas, nomeadamente no ensino das línguas estrangeiras.

Texto traduzido e adaptado livremente. Encontre o original no link abaixo:


14 outubro 2016

PDF2JPEG - Conversor de Ficheiros

pdf2jpg.net é um conversor que faz o que o próprio nome indica, isto é, converte ficheiros .pdf em ficheiros de .jpg.

É gratuito, funciona online, sem registo nem qualquer instalação prévia.



Não há nada mais simples:

  1. Entra-se na página 
  2. Faz-se upload no nosso ficheiro .pdf, 
  3. Escolhe-se a qualidade a obter na imagem convertida (normal, boa ou excelente)
  4. Clica-se em "convert"
O programa faz o resto, ou seja, a conversão, que fica imediatamente disponível para pré-visualização ou download.

Se o documento tiver várias páginas, as imagens são apresentadas uma a uma.
Podemos apenas visualizá-las, fazer download apenas de algumas, selecionando uma a uma, ou optar por descarregar todas para o nosso PC. O download pode fazer-se em 2 formatos:
  • .JPG - ideal para ficheiros pequenos.
  • .ZIP - (ficheiro comprimido) recomendado para ficheiros mais pesados

Na própria página, está disponível este curto tutorial (em inglês) que mostra como é fácil usar o programa.

Gratuito e descomplicado!


11 outubro 2016

JAYC.AUDIO - Converter vídeos em MP3


Jayc.audio transforma os clips que se encontram no YouTube em arquivos MP3, de forma muito simples. 



Não é necessário qualquer registo.
O site é muito intuitivo. Basta inserir o endereço URL do vídeo e clicar em “Convert”, para que a conversão se inicie. 
Trata-se de uma ferramenta gratuita, que promete audio de boa qualidade, desenhada por um jovem de 20 anos.
A utilizar, mas respeitando os direitos de autor dos conteúdos!

Conversor de páginas web - Document Cyborg


Document Cyborg facilita a transformação de qualquer página web em archivos PDF, Word, TXT, EPUB, ODT o RTF. 
É gratuito.

Para usar a ferramenta, é só inserir um endereço URL na página principal e indicar o formato em que se quer o resultado. Depois de activar a conversão, o site permite descarregar o arquivo directamente no PC. 
No resultado final fica só o conteúdo (texto e/ou imagens), limpo de publicidade.
Document Cyborg é útil para quem procura conteúdos na web para reutilização, por exemplo, em materiais pedagógicos. 
Os criadores desta ferramenta acreditam no conceito DOTADIW: “Do one thing and do it well”.

21 setembro 2016

TED-Ed - aulas online

TED é uma associação americana para partilha de ideias originais.

TED-Ed ("lessons worth sharing") é uma iniciativa que alia o entusiasmo dos melhores professores à inventividade dos melhores animadores de infografia.
Para quê?
Para criar curtas sequências de aprendizagem, destinadas a um público jovem (crianças e adolescentes).
Veja em baixo o vídeo de apresentação do projeto: vale a pena gastar dois minutos!

TED-Ed assume-se como uma fantástica fonte de inspiração e de curiosidade, capaz de aguçar o prazer pela descoberta de novas ideias. Não se substitui ao professor, mas pode ser um grande aliado do seu trabalho.

É possível, por exemplo, associar questionários de escolha múltipla aos vídeos (ou perguntas abertas) , sugerir caminhos para aprofundar o tema, ou criar um grupo de discussão.

O processo é simples:
  1. Entre em TED-Ed e pesquise o que precisa, na coleção de aulas disponíveis.Pode pesquisar por séries, por tema ou por mais utilizados.
  2. Selecione o vídeo que pretende, e faça "flip", ou seja, entre no mundo da adaptação do recurso às suas necessidades. 
Por enquanto, o canal só tem filmes em inglês... 
Mas nada impede que se comece a criar TED Ed's em português!

Se não encontrou uma aula já preparada, faça você mesmo:
  1. Selecione qualquer vídeo do Toutube;
  2. Introduza o URL no TED-Ed;
  3. Desenhe a exploração do vídeo (formule perguntas, sugira atividades...);
  4.  clique em “Finish Flip”;
  5. A aula está pronta!
Veja aqui, um tutorial curto (em inglês), que o ajuda a saber o que pode fazer para colocar este útil e bem pensado recurso ao serviço das suas aulas, ou como complemento a elas.

CANVA - criação de documentos

Canva é um estúdio gráfico online para criação de documentos de diversos tipos e formatos.
Da banda ao cartaz, do jornal à citação ilustrada, quase tudo se pode fazer com o Canva, e não é preciso ser-se grande entendido em informática. 
Tudo se faz através dos básicos comandos "arrastar-largar", de forma intuitiva e, se necessário, com ajuda online.




Como ponto de partida, temos à nossa disposição uma panóplia de centenas de modelos (capas para eBooks, publicações para as redes sociais, jornais, posters, faixas, revistas, newsletters...) mas podemos optar por criar de raiz o nosso próprio documento, embora seja mais fácil adaptar um modelo existente ou inspirarmo-nos nas criações alheias, que podemos ver online.

Para o nosso "canva", podemos escolher formatos, fundos, imagens, tipos de letra... 
Temos ainda à disposição o motor de busca da aplicação, para encontrar ilustrações ligadas ao tema que indicarmos, mas que são pagas.

A nossa criação pode ser arquivada em pasta pessoal, no Canva, pode ser "descarregada" como imagem ou como PDF, e também partilhada nas redes sociais.

Estamos perante uma ferramenta com grande potencial para criação de recursos do professor, mas cuja utilização será certamente do agrado dos nossos alunos, se lha sugerirmos para realização de trabalhos.

A ferramenta pode ser utilizada em português, com ajuda em inglês ou espanhol.

Aqui, encontra um curto tutorial, para os primeiros passos.

Fonte:https://www.canva.com/https://www.canva.com/

15 setembro 2016

FLICKR - Banco de imagens

O Flickr é um gigantesco armazém de fotos partilhadas por uma comunidade de fotógrafos amadores e profissionais, umas gratuitas, outras pagas.




Como encontrar  fotos gratuitas?
Utilizando o motor de pesquisa da própria aplicação, abra as opções avançadas, selecione as opções Creative Commons, e lance a pesquisa.
Os resultados da busca só apresentarão fotos de livre utilização.

Fonte: https://www.flickr.com/

WEB PHOTO RESIZER - editor de fotos online

Web Photo Resizer é uma ferramenta online de edição de imagem que permite otimizar fotos para uso na web.




Com esta aplicação gratuita podemos, entre outras funcionalidades:

  • redimensionar
  • inserir bordos
  • recortar
  • ajustar contraste, brilho e saturação
  • converter para preto e branco

 Não é preciso registo!  E é muito fácil alterar ou redimensionar uma imagem.
Basta fazer upload do ficheiro, alterar a imagem e, finalmente, fazer o seu download: está pronta a usar como e onde quisermos, sem mais complicações.

A aplicação está disponível em português, e suporta os formatos .JPG, .PNG e .GIF .

Fonte: http://webresizer.com/

120 Histórias infantis para download gratuito, e não só!

1. São 120 histórias infantis em áudio, disponibilizadas pelo governo do Brasil, através do Banco Internacional de Objetos Educacionais, uma parceria entre Ministério da Educação  e Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto tem por finalidade “despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar a criatividade e a imaginação para a construção das mesmas”.
As histórias são clássicos da literatura infantil brasileira, com duração de 1 a 11 minutos.
Para fazer o download, aqui, basta clicar sobre a história escolhida e, em seguida, na opção download no canto superior direito da página. A reprodução de todo o conteúdo é autorizada, desde que contenha a assinatura Plenarinho — Câmara dos Deputados.
2. O site tem outros conteúdos interessantes,nomeadamente para o ensino de Física, Química, Biologia ou Matemática (por exemplo, animações, simulações, experiências). A pesquisa pode fazer-se por nível de ensino, tipo de recurso, língua e país. 
Vale uma visita!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...