Como qualquer ferramenta de edição, é possível digitar texto e inserir imagem/fotografia (arrastando o ficheiro para a página do livro), mas também podemos inserir gravação audio em cada página, o que permite que até a própria voz dos alunos possa "entrar" na narração.
O interface oferece vários cenários ("cenas"), mas podemos usar o motor de busca do próprio Storyjumper para escolher outros fundos para as páginas.
O motor de busca aceita a pesquisa de termos comuns em português, embora a interface da ferramenta seja em inglês.
Quanto às personagens da nossa obra, há muitas já prontas a usar, mas podemos optar por criar uma, com recurso às possibilidades habituais nestas ferramentas( alterar cor da pele, rosto, vestuário, etc.).
A aplicação disponibiliza ainda muitos elementos para compor os nossos cenários, mas é sempre possível recorrer ao motor de busca interno e pesquisar outros diferentes, de acordo com o gosto e as necessidades.
Concluída a edição, o livro pode ser lido online, partilhado onde e com quem quisermos, ou integrado num site, num blogue ou no Google Classroom.
Uma outra vantagem dos livros criados com Storyjumper é que, mesmo depois de prontos, ficam sempre editáveis, o que permite voltar a eles, para alterar algum aspeto, e até eliminar ou acrescentar páginas.
Exemplo de um livro criado com StoryJumper
E tudo isto é gratuito.
Se quisermos ter o nosso livro numa edição em papel, já teremos de fazer despesa, mas há duas hipóteses:
- deixar a edição a cargo da própria Storyjumper;
- descarregar o livro em PDF (sem audio, portanto) e tratarmos nós da impressão.
Storyjumper é sem dúvida uma alternativa interessante ao conhecido Book Creator, de que já falámos aqui.