29 abril 2016

Dipity - Frisos cronológicos

Dipity é uma ferramenta para criação de frisos cronológicos.



Permite inserir texto, imagem, vídeo, links e qualquer recurso multimedia.
Em poucos minutos, e sem grandes complicações, conseguimos criar um friso.
Dipity é para descobrir e usar gratuitamente.
A aplicação é compatível com IOS.

Fonte:http://www.dipity.com/

28 abril 2016

SmallPDF - conversão de PDF para Word

SmallPDF é um utilitário online que permite muito rapidamente converter ficheiros PDF para o formato WORD.

Muitas vezes, achamos que o principal defeito do PDF é não ser editável. SmallPdf resolve esse problema.




A ferramenta está disponível online. Basta arrastar o ficheiro a converter para uma janela da aplicação, ou selecioná-lo no nosso PC ou na cloud (Google Drive ou Dropbox) e, num instante, SmallPdf faz o seu upload, converte-o, e disponibiliza-o para download no seu novo formato. Podemos a seguir guardá-lo no nosso computador ou na nuvem.

De um modo geral, há uma boa qualidade de conversão, e a formatação original é respeitada.

Embora tenhamos de fazer upload do nosso documento, SmallPdf garante que, ao fim de uma hora, tudo é apagado do servidor.
O serviço é gratuito.

Fonte: https://smallpdf.com/pt/pdf-to-word

Line.do - Criação de frisos cronológicos

Line.do é um utilitário para criação e partilha de frisos cronológicos (timelines).

Podemos usá-lo para apresentar a cronologia  de momentos de um acontecimento, mas também para contar uma história, uma vez que a organização se pode fazer a partir de datas ou de episódios.

O interface da ferramenta é de fácil utilização e os timelines resultam bem. 

Quando iniciamos a criação do nosso friso, para cada etapa, representada por um círculo verde, colocado sobre uma linha, devemos inserir uma data, um título, texto corrido ou uma lista de tópicos, para explicar o ponto.
Podemos sempre escolher entre disposição vertical e horizontal.
Também podemos inserir recursos multimédia (imagem, som, vídeo).
Os frisos são reeditáveis em qualquer altura, o que nos permite completá-los e/ou modificá-los, reaproveitando trabalho já feito.
É ainda possível redefinir a ordem de apresentação dos diferentes pontos.

Line.do coloca ao nosso dispor várias opções de partilha, o que constitui um belo trunfo, comparativamente a outras aplicações do género.
Podemos partilhar o timeline, na totalidade, ou apenas uma parte, por mail ou nas redes sociais, ou ainda inseri-lo num blogue ou numa webpage.

Antes de começarmos a criar os nossos frisos, vale a pena dar uma vista de olhos pelas criações de outros utilizadores, para descobrirmos todo o potencial desta ferramenta gratuita, ao nosso dispor em inglês, francês ou espanhol, e há frisos criados em várias línguas.

Fonte: https://line.do/fr

EBooks gratuitos na web

Pegámos nas listas de obras do Plano Nacional de Leitura e pesquisámos a web à procura dos respetivos eBooks, gratuitos. 





No caminho, selecionámos outras interessantes sugestões de leitura,  não constantes do PNL.
Ao todo, são mais de 350 eBooks gratuitos.O resultado está disponível no site do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, diretamente aqui.
Para cada eBook, foi criada hiperligação para a web.
Disponibilizamos ainda uma pequena sinopse de cada obra, bem como, se for o caso, o universo em que se insere dentro do PNL (ano/ciclo de escolaridade).
Uma vez escolhida a obra, poderá fazer o download do seu eBook (quase sempre há diferentes formatos disponíveis) ou lê-la online.
Boas leituras!

Fonte:http://www.aesc.edu.pt/web/mediatec.htm

Clean Print - Impressão web "limpa"

Clean Print é uma extensão do browser Chrome que permite imprimir uma página web "limpa" de tudo o que não nos interessa.



Depois de instalada no navegador web, basta um clic no botão da extensão que se localiza na barra do Chrome, para que seja aberta uma nova página com o conteúdo da página web pronto a imprimir.
Com o Clean Print podemos editar a página, eliminando o conteúdo que não queremos impresso (imagens, publicidade ou texto).
Além disso, podemos gravar a página limpa em PDF, no nosso PC ou na cloud (Google Drive, Dropbox ou Box). 
Uma ferramenta prática, para poupar papel e tinta.

Fonte: Clean Print

27 abril 2016

Slides - Criar, apresentar e difundir apresentações

Slides é um serviço online para criação, apresentação e difusão das nossas apresentações.



Basta que partilhemos o URL da nossa apresentação, e ela pode ser vista por qualquer dos nossos alunos, em écran inteiro, no PC ou nos dispositivos móveis, afixando o nosso nome e foto, bem como o título da apresentação. 
Também podemos descarregar as apresentações para as usarmos offline.
Prático e gratuito.

Fonte: https://slides.com/

Type A4 - Criação de Painéis

Type A4 é uma aplicação online que permite criar cartazes ou sinaléticas em grande formato, imprimindo uma letra por página A4.



Não é preciso registo para utilizar o Type A4: Na página de abertura do site escrevemos as palavras ou a frase que queremos ver descomposta em letras grandes (uma por página). Estamos limitados a 60 letras.

Há cerca de 20 cores e tipos de letra à nossa disposição, e uma dezena de grafismos diferentes. Antes de imprimir, podemos pré-visualizar o trabalho.

Quando tivermos terminado o processo criativo, só temos de fazer download do nosso ficheiro em PDF ou imprimir diretamente letra a letra e página a página. Muito prático! E gratuito.

Fonte: http://typea4.com/fr/

26 abril 2016

Quizalize - Criação de questionários

Quizalize é uma plataforma online para criação de questionários sob a forma de jogos.



O sistema baseia-se em jogos e desafios à volta de questionários para aprender de forma lúdica, e que podem ser jogados nas aulas ou em casa, no PC ou em dispositivos móveis, de forma simples, a partir de um URL único e de uma password que o professor fornece aos alunos.

Criar questionários com o Quizalize é simples e intuitivo. Após nos inscrevermos e darmos um título ao nosso questionário, escolhemos um modelo, e avançamos para a redação das perguntas, às quais podemos juntar imagens, e que podem ter até quatro hipóteses de resposta.
Podemos definir limite de tempo para a resposta.
Uma vez disponibilizado o questionário aos alunos, e se ele for aplicado em aula, podemos ir acompanhando em direto os resultados. Quizalize permite identificar as perguntas que levantam mais dificuldades e os alunos que estão a precisar de ajuda na resolução do questionário.



A inscrição e a utilização da plataforma são gratuitas.

Fonte: https://www.quizalize.com/

RealtimeBoard - Quadro Interativo online

Realtime Board é uma aplicação para criação de quadros brancos online, sobre os quais nos é dado trabalhar e refletir em tempo real, individual ou colaborativamente, entre professores ou com os alunos.



Tudo começa numa página em branco (ou num dos muitos modelos disponibilizados pelo Realtime Board: friso, brainstorming, agenda, mindmap, adaptáveis às nossas necessidades).
Podemos desenhar, escrever, inserir formas, setas, colar post-its coloridos, comentários aqui ou ali,ou  imagens com um simples copiar-colar (a partir do nosso PC ou da nuvem) e modificar-lhes a forma com extrema facilidade; o mesmo é válido para vídeos ou qualquer tipo de ficheiro multimédia.
O maior potencial desta ferramenta está nos seus trunfos para trabalho colaborativo, uma vez que o quadro branco pode ser partilhado com quem quisermos, autorizando que outros o possam editar, ou consentindo apenas que o consultem. 
Como o nome indica, qualquer modificação no quadro aparecerá imediatamente no écran de todos os participantes. Ao mesmo tempo, todos têm acesso a um canal de conversação do trabalho colaborativo que se vai desenvolvendo.

Podemos arquivar os nossos quadros na plataforma do RealtimeBoard, ou no GoogleDrive, mas também os podemos imprimir ou guardar em formato PDF.

É uma ferramenta de fácil utilização, e muito completa, embora a versão gratuita seja restrita à criação de três quadros.
É possível obter gratuitamente uma "licença educação" ("RTB for Education"), que nos dá acesso livre à versão Premium.





TedEd - Criação de aulas em vídeo

TedEd é uma ferramenta online para criação de aulas interativas em vídeo. Trata-se de um editor de vídeo.




De utilização muito fácil, a plataforma está ligada à fundação internacional de conferências TED (Technology, Entertainment and Design), cujo objetivo é a difusão das "ideias que vale a pena serem difundidas" ("ideas worth spreading").

O editor de vídeo é gratuito e permite a partilha de qualquer vídeo disponível no Youtube, com a possibilidade de a enriquecer com conteúdos interativos. 
Com um registo rápido, acede-se à plataforma. Depois, basta  indicar o URL Youtube do vídeo que queremos utilizar, e TedEd vai importá-lo para que possamos editá-lo.
Podemos começar por atribuir-lhe um título e uma descrição; podemos permitir que o vídeo fique público, e acessível a todos os visitantes da plataforma, ou mantê-lo na esfera privada, e partilhá-lo apenas com quem quisermos.

Na plataforma, temos acesso a quatro menus, com os quais vamos introduzir os nossos complementos e suscitar a reflexão e o trabalho dos nossos alunos. São eles:
Watch, Think, Dig Deeper, Discuss, e and Finally.
  • ThinkPermite introduzir Quizz - perguntas para sondar os alunos (abertas ou de escolha múltipla).
  • Dig Deeper: Permite, em 5000 carateres, complementar as noções abordadas no vídeo (através de texto, referências bibliográficas, pistas de pesquisa).
  • Discuss: Permite criar uma espécie básica de forum de discussão com os alunos.
  • ...and finally: é o espaço para a nossa palavra final em que dispomos de algumas linhas para encerrar o conteúdo.

Resta-nos validar a nossa aula, e ela fica pronta a partilhar por mail ou nas redes sociais. TedEd disponibiliza estatísticas de consulta (número de alunos que responderam ao Quizz, número de discussões abertas).


Uma ferramenta gratuita, e prática para a aula ou para complemento às aulas.

Para criar as lições, e também para responder aos Quizz ou participar nas discussões é necessária inscrição prévia.

Pixiclip - quadro interativo online

Pixiclip disponibiliza online um quadro interativo que podemos usar para apresentar conceitos ou tutoriais, gravá-los e partilhá-los.




Sobre o quadro branco é possível, de forma simples e intuitiva (copiar-colar), escrever texto, desenhar, inserir fotos, sons (por exemplo, os nossos comentários ou explicações) ou vídeos.
Uma barra de ferramentas à esquerda permite escolher se utilizamos lápis, marcador, texto, etc.
É muito fácil gravar o que fazemos em autênticos videoclips, e pré-visionar o resultado antes de o arquivarmos.
Podemos partilhar os nossos videoclips por mail, nas redes sociais ou num blog ou página.
Pixiclip é uma ferramenta grátis, para utilizações pouco complexas.

Fonte: web.http://www.pixiclip.com/beta/

mQlicker - Sondagens e Questionários nos Dispositivos Móveis

mQlicker é uma ferramenta de construção de mini-sondfagens e questionários de escolha múltipla (QEM).




Permite sondar os nossos alunos através dos seus telemóveis ou tablets. Com ele podemos pedir opinião ou testar a compreensão de um assunto. 
Uma vez criado o questionário na plataforma do mQlicker, é gerado um URL a partilhar com a turma. Os alunos acedem-lhe com a password fornecida .
As respostas aos questionários são anónimas.
Os resultados são gerados imediatamente, em forma de gráfico, e podem ser utilizados em direto, na aula, via projetor de vídeo ou quadro interativo. 
O gráfico obtido pode ser integrado numa apresentação Powerpoint oui exportado para Excel.

O número de sondados é ilimitado, bem como a quantidade de perguntas que podemos formular (pode ser escolha múltipla, abertas, ou perguntas cuja resposta seja numérica). É possível inserir imagens nos questionários.
Uma ferramenta gratuita.

Fonte: http://www.mqlicker.com/

Book Creator - Criação de Livros

Book Creator é uma aplicação para IOS ou Android que permite criar, com facilidade, livros digitais no tablet. Uma fantástica ferramenta para usar na aula.




Está disponível um conjunto de modelos para iniciarmos o nosso projeto de livro. Depois, podemos contar uma história, e é possível combinar textos, imagens, fotos e vídeos. Também podemos criar uma banda desenhada.

Tudo é simples, no interface do Book Creator, mas a ferramenta é poderosa e insere-se nos mais recentes padrões do livro digital e multimedia.

Uma vez criado, o livro pode ser facilmente partilhado nas redes sociais ou por mail, em diferentes formatos. Pode ainda ser guardado na nuvem (Google Drive, Dropbox, etc.).
Todos os livros que criamos são arrumados em estantes da nossa biblioteca pessoal, ou na biblioteca da turma, se a quisermos criar. 

O grande trunfo desta aplicação é que a podemos entregar a um aluno ou a um grupo de alunos, e deixá-los criar os seus livros, proporcionando-lhes um desafio interessante.
Uma ferramenta de extraordinário potencial para a disciplina de Português. 

A aplicação é gratuita para a criação de um ebook. 
Para uso maior, há a aplicação paga (custa 2€50).

Fonte: Google Play

Sniipit - Arquivo e partilha de ideias e citações

Sniipit é uma ferramenta que permite gravar de forma fácil citações ou ideias encontradas enquanto navegamos na web.



Com um clic, e dois movimentos de rato, podemos guardar excertos de um artigo, fragmentos de uma entrevista, ou uma citação.

É como um bloco de notas inteligente para guardarmos citações que nos interessam, e que depois poderemos utilizar nas aulas, ou nos materiais que produzimos. Também as podemos partilhar, por email ou pelas redes sociais.
É fácil usar o Sniipit
Criamos a nossa conta (fornecendo apenas email e password), e entramos na plataforma, que funciona como um nosso caderninho de notas, que tem um interface gráfico aprazível.

Há duas maneiras de acrescentar uma citação ao nosso caderninho particular. 
A primeira é manual (carregando no botão "plus" e preenchendo os campos propostos: citação, fonte, autor, e ainda tags para facilitar futuras pesquisas. 
A segunda forma de adicionar ideias é mais rápida. Basta que instalemos uma extensão no Chrome para que, seja qual for a página web em que nos encontremos, selecionarmos o excerto que nos interessa, clicar com o botão direito do rato e selecionar o Sniipit no menu que aparece. O excerto é de imediato acrescentado ao nosso caderno, e todos os campos são automaticamente preenchidos pela extensão. Mais prático não há.
Partilhar a citação no Twitter ou no Facebook, faz-se com um clic nos três pontinhos que aparecem debaixo de cada citação.
A ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas  também funciona nos dispositivos móveis.
A aplicação é gratuita, e pode ser descarregada na Chrome Web Store.
Fonte: http://sniipit.io/app

19 abril 2016

Geoguessr - Jogo com Google Maps

Geoguessr é um jogo baseado no Google Maps.
O desafio é encontrar no mapa um lugar, uma cidade, um monumento, a partir de imagens do Streetview.




O jogo pode jogar-se individualmente ou contra adversários, o que é ideal para despertar o interesse dos alunos.
Tudo consiste em sermos lançados algures no mundo, e cabe-nos seguir pistas, encontrar indícios que nos permitam situar-nos (por exemplo, uma placa de matrícula de um carro, um cartaz, um tipo de vegetação, um elemento da paisagem...)
Com o Geoguessr somos detetives em ação. E quando acharmos que encontrámos o local, só temos de o indicar com um clic no mapa. Depois de validar a nossa resposta, o Geoguessr apresenta-a, bem como a resposta certa, e a distância que separa os dois pontos (o da nossa resposta e o da resposta certa). 
No final, é afixado um quadro com indicação da pontuação obtida, em função da distância e do tempo de resposta. O site propõe cinco mangas de jogo antes de calcular a pontuação final.
Para jogar, podemos escolher um ponto ao acaso ou limitar o jogo a um país, uma cidade, ou uma temática, por exemplo, monumentos célebres, e é nesta possibilidade de escolha que encontramos o potencial pedagógico do jogo.

Mediante a criação de uma conta de utilizador, temos acesso a outras funções, com interesse para as nossas aulas; por exemplo, utilizar mapas criados  por nós (ou por outros utilizadores). E podemos desafiar os nossos alunos para um jogo colaborativo.

Fonte: https://geoguessr.com/

Fotobabble - dar voz a imagens

Fotobabble é uma ferramenta muito simples, para usar online.
Permite sonorizar uma fotografia e partilhá-la depois. 
Dar voz a uma imagem pode ser útil no âmbito de uma aula invertida ou em trabalhos/exercícios centrados na imagem.



Mediante inscrição no site, acedemos a um painel em que ficam agrupadas todos as nossas babbles. Para criar uma, faz-se o upload da imagem (se a temos no PC) ou indica-se o seu URL. Pode-se depois acrescentar uma descrição ou tag, e decidir se a foto fica em domínio público ou privado.

Em seguida, Fotobabble pede acesso ao microfone do nosso computador. Só temos de aceitar, e começar a gravar o que quisermos dizer. Se não ficarmos satisfeitos com o resultado, podemos sempre recomeçar.

A gravação tem uma duração máxima de 1 minuto, período de tempo ideal para centrar a atenção numa imagem fixa. 

A foto sonora pode ser partilhada por mail, nas redes sociais, num site web, ou num blogue (Código HTML a inserir).

Útil para mandar um postal falante, explicar uma foto aos alunos, pedir comentários sobre uma imagem, dar indicações sobre uma tarefa... 
Podemos trabalhar sobre imagens em formato JPG, PNG e GIF.

O site disponibiliza também uma aplicação IOS.

Fonte: http://www.fotobabble.com/

Flat - composição musical

Flat é um site que permite escrever música online.

Uma das vantagens de Flat é permitir a composição a várias mãos, ou seja, colaborativamente, o que o torna uma ferramenta interessante para utilizar com os alunos.

Com Flat pode-se compor uma partitura de forma simples. Todas as ferramentas necessárias à escrita musical estão à nossa disposição, e é possível ouvir imediatamente o que se acabou de compor, o que é muito prático e agradável, no trabalho com os alunos.



Podemos acrescentar os instrumentos que quisermos e testar de imediato o resultado.
A aplicação grava automaticamente o que vamos fazendo, e deixa recuperar versões anteriores do nosso trabalho.

É possível conectar um MIDI e escrever diretamente a partitura em tempo real. Podemos assim importar criações já existentes, e tê-las sempre disponíveis.
As partituras criadas podem ser exportadas em vários formatos de ficheiro (PDF, XML, MP3, MIDI, WAV).

As nossas criações musicais podem ficar em domínio privado ou, em alternativa, serem acessíveis aos outros utilizadores do Flat.

A versão Educação, para profs, custa 1,5 EUR/ano, por utilizador, e permite acompanhar os progressos dos alunos, seja em trabalho em grupo, seja individualmente. Integra ainda um canal de conversação para comunicação entre os participantes no projeto. 
Os alunos não têm de fornecer dados pessoais para usarem esta ferramenta.

Fonte: https://flat.io/fr

ViewPure - Vídeos do Youtube depurados

ViewPure é um serviço online que permite utilizar com os alunos vídeos do Youtube limpos de comentários, de publicidade invasiva, de sugestões de outros vídeos e de toda a tralha que distrai e afasta do essencial.




Com o ViewPure conservamos apenas o que interessa, ou seja, o vídeo que escolhemos ver ou partilhar com os alunos.
O interface é depurado de elementos supérfluos, e a sua utilização revela-se muito simples. Temos disponível um motor de busca para encontrarmos o que precisamos ou, simplesmente, colar um URL que já conhecemos. De seguida, ViewPure fornece-nos outro URL, que podemos partilhar com os alunos, e que nos conduz ao nosso vídeo, desprovido de "poluição".

Clicando na roda dentada à direita do motor de busca, acede-se a algumas interessantes e práticas opções complementares: é possível personalizar o URL, proteger o vídeo com uma password, disponibilizar apenas um excerto do vídeo, indicando o momento exacto do arranque e do final (minuto e segundo).

É grátis. 
Pode ver um tutorial, aqui.

Aplicação temporariamente indisponível.

Fonte: http://viewpure.com/

PrintWhatYouLike - Poupar na Impressão Web

Quantas vezes queremos imprimir algo de uma página web e nos confrontamos com um desperdício de tinta, com imagens, cores de fundo, colunas sem interesse?
Imprimir, de uma página web, apenas e só aquilo que nos interessa, é o que o PrintWhatYouLike permite fazer.


Para usar a ferramenta, indicamo-la na página de abertura do serviço URL que queremos imprimir. A página passará a apresentar os seus elementos desagrupados. Só temos de eliminar o que não nos interessa ou, inversamente, selecionar o que queremos imprimir.
Utilizando uma extensão da aplicação pode-se, com um clic, a partir do navegador web, abrir o editor do PrintWhatYouLike.

Fonte: http://www.printwhatyoulike.com/

Prezi - apresentações dinâmicas

Prezi é uma ferramenta web gratuita para criação de apresentações.

O portal do Prezi disponibiliza a ferramenta de criação das apresentações (os "prezis"), bem como um serviço de armazenamento online. Está também à nossa disposição um serviço de ajuda e de truques para nos ajudar a conhecer e dominar as funcionalidades e potencialidades da ferramenta.




Para criar um prezi, escolhemos  um modelo (também o podemos criar de raiz), recheamos a apresentação com imagens, símbolos, formas, vídeos do Youtube, música, voz-off, ficheiros, enfim, uma panóplia de possibilidades.
O encadeamento dos planos de trabalho está disponível à esquerda do écran, enquanto o menu e as ferramentas de edição se apresentam numa barra de ferramentas ao cimo da página.

Podemos fazer download nos nossos Prezi em PDF ou em versão móvel.
A versão gratuita da aplicação coloca todos os nossos Prezi em domínio público e só nos disponibiliza um máximo de 100Mo online. As versões pagas têm mais funcionalidades.

Existe uma aplicação para dispositivos móveis (IOS e Android).

O site disponibiliza  aqui alguns tutoriais em português, e a ajuda é bastante completa.




Fonte: https://prezi.com/

PDFCreator - conversor para PDF, JPEG, PNG e TIF

PDFCreator serve para criar ficheiros PDF a partir de qualquer aplicação que tenha a função de impressão.
Usa-se como uma impressora virtual. 


Procedemos como se fossemos imprimir o documento, na lista de impressoras selecionamos PDFCreator, e o PDF é automaticamente gerado.
Em vez de PDF, podemos converter para vários formatos de imagem (JPEG, PNG e TIF), o que pode ser útil para usar o documento na web.

É compatível com: Windows XP, Vista, 7, 8 e 10.
Em caso de dúvidas, podemos recorrer ao manual de utilizador online.

Fonte: http://www.pdfforge.org/pdfcreator/download


18 abril 2016

LibreStock - Motor de Busca de Imagens

Librestock funciona como um motor de busca dentro dos motores de busca.




Imagens de alta qualidade, e que podemos utilizar livremente, são procuradas em 43 motores de busca, permitindo poupar tempo em pesquisa, ainda que a base de dados não seja muito extensa (cerca de 48 000 imagens), o que pode gorar as expectativas de busca.

Fonte: http://librestock.com/


Life Photo Archive - Imagens históricas

Life Photo Archive é uma gigantesca coleção de imagens históricas da revista LIFE.



Trata-se de um extraordinário recurso para História.
As imagens abrangem o período compreendido entre os anos 1800 e os anos 1970.
A coleção está alojada no Google, e é de utilização livre para fins não comerciais.
A pesquisa de imagens faz-se por data, por tema ou por palavra-chave.

Fonte: http://images.google.com/hosted/life

Pixabay - Imagens gratuitas de alta qualidade

Pixabay disponibiliza fotografias, imagens e vídeos livres de direitos, sob licença Creative Commons CCO.




Aqui, o critério-base é a alta qualidade. São mais de 500 000 imagens de que podemos fazer download, e que também podemos modificar ou utilizar gratuitamente.
O site oferece imagens, ilustrações, imagens vectoriais e vídeos.
Na área do vídeo existem conteúdos que, depois de editados (por exemplo, com inserção de som) podem constituir-se como recursos para a sala de aula.

Fonte: https://pixabay.com/

Openoox - curadoria de sites web

Openoox é um serviço online para criação de uma página personalizada de arranque no nosso navegador web, com os nossos sites preferidos.
Para além desta função simples, permite criar e organizar dossiers de favoritos, o que o torna uma verdadeira ferramenta de curadoria, com a qual é ainda possível partilhar sites ou páginas web que achamos interessantes e/ou úteis.

Openoox disponibiliza uma página de acolhimento para arranque do nosso navegador web, onde estão agrupados os nossos sites preferidos e o motor de busca, que pode ser Google, Bing, DuckDuckGo ou Qwant. Basta um clic para entrarmos nestes navegadores.
Os dossiers que criamos podem ficar no domínio privado ou podemos torná-los públicos, o que permitirá aceder aos favoritos partilhados por outros utilizadores.
É prático para partilha de recursos com os alunos ou para constituir uma rede de informação especializada em determinada área de interesse.
Podemos criar um "oox" diretamente a partir do interface do site, mas mais simples ainda é instalar uma extensão gratuita no nosso navegador, que permitirá depois criar e classificar um "oox" com um simples clic.
OpenOox é gratuito e funciona em todas as plataformas (PC, tablet ou smartphone). Está disponível em espanhol, francês ou inglês: escolhe-se a língua no momento de criação da conta.

Quizzy - Gerador de questionários de escolha múltipla - QEM (em papel ou web)

Quizzy é uma ferramenta online só para criação de questionários de escolha múltipla (QEM), destinados a serem partilhados na web, mas que também podemos imprimir, para fornecer em papel aos alunos.



É muito fácil usar o QuizzyComeçamos por fazer o registo (através de email e password) e somos conduzidos para uma página que aloja todos os nossos questionários.
Em seguida, só temos de começar a criar questionários. Afixa-se uma página em branco com campos pré-formatados para preenchermos. Depois de darmos um título ao questionário, é passar às perguntas.
Num primeiro campo de preenchimento, formulamos a pergunta (e qualquer nota explicativa). Depois, indicamos as respostas possíveis (2 a 4) e escolhemos a certa.
Podemos acrescentar as perguntas que quisermos.
Quando o questionário estiver pronto, podemos mantê-lo privado ou publicá-lo. Quizzy gera um URL único para partilha com os alunos (mail ou redes sociais)
Quando os alunos responderem ao questionário, terão acesso imediato à sua correção e à classificação. 
Na nossa página do Quizzy temos disponível um contador que nos dá o número de respostas ao Quizz.
Se quisermos usar o questionário em papel, Quizzy permite uma impressão optimizada do questionário. Basta clicar no botão de impressão. Também podemos imprimir um exemplar de correção, com  indicação de todas as respostas certas.

Gratuita, simples e bem concebida, esta ferramenta tem a desvantagem de só servir para QEM e de não permitir juntar imagens aos questionários. Também não nos dá resultados personalizados por aluno, mas é do mais simples que podemos encontrar para criar QEM.

15 abril 2016

Aww é um quadro branco na web, destinado a ser utilizado em sessões de brainstorming, para explicar um conceito ou até para formação à distância.
Aww

Trata-se de uma ferramenta fácil de usar, que permite trabalho colaborativo sobre uma mesma página em branco, virtual; é uma espécie de cartão sobre o qual podemos escrever ou desenhar a partir do PC, do tablet ou do smartphone, e é a compatibilidade com diferentes dispositivos que torna esta ferramenta muito interessante.

Para utilizar o Aww não temos de nos registar, nem de instalar nada nos nossos dispositivos, nada disso é necessário.

Para começar, basta entrar na homepage  e clicar em "start drawing".
A barra de ferramentas da aplicação disponibiliza um lápis com diferentes espessuras e uma paleta de cores. É possível inserir texto.
O convite à participação dos alunos faz-se através de um link URL que o Aww nos disponibiliza.
Aww fornece-nos um plug-in para inserção do nosso quadro branco em site ou blogue, sendo que todas as funções do serviço ficam disponíveis para qualquer visitante.
Este serviço é gratuito.
A versão paga inclui um chat de texto e audio para facilitar o trabalho em equipa, permite a gravação dos quadros criados, e inclui um sistema de arquivo para as nossas criações.
Se precisar de ajuda, tem aqui um tutorial.

Fonte: https://awwapp.com/

VisualHunt - motor de busca de fotos e images (free)

VisualHunt é um motor de busca de fotos e imagens gratuitas, para incluir em sites, blogues ou nas nossas criações e publicações escolares (em Creative Commons ou do domínio público).
Estão disponíveis mais de 350 millhões de imagens, 15 000 das quais em domínio público, e podem-se utilizar filtros de pesquisa em função dos direitos de utilização.



Clicar numa imagem dá acesso aos seus dados completos. 

É possível fazer download em diferentes tamanhos e formatos.
A utilização de VisualHunt não carece de inscrição, mas se o fizermos teremos acesso a um painel pessoal que permite selecionar e pôr de lado, com um simples clic, imagens que suscitam o nosso interesse.

Fonte: http://visualhunt.com/

12 abril 2016

Padlet

Padlet é uma ferramenta colaborativa online para criação e partilha de murais virtuais.
Funciona na maioria dos suportes móveis, smartphones ou tablets.




Podemos gerar vários murais, mudar a imagem, escolher a apresentação dos post-it, partilhar o mural, torná-lo público, decidir se moderamos (ou não) as publicações, e ser alertados quando há novas publicações no mural.

A partir de uma página em branco, podemos inserir o que quisermos: disponibilizar um vídeo, uma entrevista, tirar uma selfie, escrever mensagens de texto ou fazer download de documentos.

Os contributos dos alunos no mural são automaticamente publicados.

Padlet é por muitos considerada a melhor forma de criar e de colaborar.


A aplicação suporta praticamente todos os tipos de ficheiros e é possível configurar a apresentação dos conteúdos (por exemplo, grelha de imagens, scroll cronológico)

Quando utilizado offline o conteúdo não fica salvaguardado e não é possível seguir a pegada das ações realizadas. Online (mediante criação de uma conta no site) o professor pode seguir as ações dos alunos, mas é vivamente desaconselhável que criem conta pessoal.


Fonte: https://padlet.com/

Sticky Moose - Ferramenta de votação

Stickymoose é uma ferramenta de votação muito simples, que permite ao professor lançar um tema/questão (ou várias), estipulando uma data-limite para as respostas. 

Os alunos podem limitar-se a votar nas ideias propostas pelo professor, mas também podem inserir as suas próprias ideias, ou votar nas dos colegas. 


É esta possibilidade de interação, em que todos podem partilhar ideias, que diferencia positivamente esta ferramenta de votação de todas as outras.


O site disponibiliza ajuda para a concepção dos Sticky





Fonte: http://www.stickymoose.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...