09 maio 2016

Prezi - Criação de apresentações dinâmicas

Prezi é uma software de apresentação que permite criar animações, fundindo os conceitos de diaporama e de mindmaps, para construção de narrativas visuais.


Como utilitário de apresentações, Prezi cria diapositivos, com um tema, disponibilizando ferramentas gráficas, com possibilidades de enumeração e mais uma panóplia de funções a que estamos habituados noutros softwares do género. 
Como ferramenta de cartografia mental, Prezi integra a noção de caminho para ligar os diapositivos apresentados numa superfície plana infinita, que se anima através de movimentos de translação, de rotação e de zoom.

Deste modo, apresentações criadas com o Prezi dão-nos a impressão de profundidade e de deslocação no espaço que não conseguimos obter na maioria das ferramentas do género. 
Aqui, a ordem deixa de ser linear e passa a ser organizada no espaço, ainda que implique um conhecimento linear. Um esquema ou uma ilustração em fundo de écran podem servir de base/plataforma à nossa apresentação. Os diapositivos seguem um caminho e cada um deles é uma parte da "história", mas com o Prezi o leitor é livre de seguir ou não o caminho definido por nós, explorando à sua maneira a apresentação.

Esta é uma nova maneira de mostrar, demonstrar, interessar e estimular os nossos alunos.
Para podermos utilizar esta ferramenta precisamos de uma inscrição no site; é gratuita, com o inconveniente de as nossas apresentações ficarem públicas. 




Educadores (ou estudantes), podem aceder gratuitamente à licença Edu Enjoy, que permite configurar a privacidade e disponibiliza 4Gb de armazenamento.

Os Prezis que criarmos podem ser utilizados online, exportados em PDF (uma página para cada zona de animação), ou em formato Prezi móvel (a mais prática para uma exploração em sala de aula.
Uma apresentação Prezi é compatível com PC, Android, iOS.
Pode verificar aqui todas as compatibilidades em termos de mobilidade.

Fonte: https://prezi.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...