22 junho 2016

Plickers - Questionários para avaliação formativa

Plickers é uma aplicação que permite realizar questionários, apresentá-los aos alunos e obter os resultados em em tempo real
A grande novidade desta ferramenta reside no equipamento necessário para o processo: os alunos usam cartões para responderem.



Através de perguntas de escolha múltipla ou de verdadeiro/falso, o professor fica a saber se os alunos compreenderam o que foi explicado na aula, mas os alunos também são informados acerca do seu nível de compreensão da aula.

Para usar o Plickers é necessário um projetor de vídeo, ligação à internet, e o professor tem de usar tablet ou smartphone, com a aplicação Plickers, e os cartões, que o professor atribui a cada aluno. O Plickers disponibiliza os cartões em PDF,  prontos a imprimir.

Cada cartão tem quatro posições (A, B, C, D), correspondentes a respostas diferentes.

O professor cria a turma e as perguntas, assinalando a resposta certa. Depois, pode organizá-las em pastas (por ex: disciplinas, módulos ou temas). 
Para preparar cada Quiz devemos adicionar as questões escolhidas à lista de questões (Question Queue).

Na aula, com o projetor, apresentam-se as perguntas aos alunos, uma a uma. Os alunos erguem os seus cartões na posição escolhida e o professor aponta o seu tablet ou smartphone para a turma, permitindo que a aplicação faça a leitura-recolha das respostas.
Na aplicação, o professor vai verificando as respostas de cada aluno, enquanto a partir do site se visualiza os alunos que responderam ou não.
A leitura dos cartões faz-se de forma muito rápida, não sendo necessário aproximar o dispositivo móvel de cada cartão.
Trata-se de uma aplicação com bastante sucesso junto dos alunos, sobretudo os mais novos, pela sua vertente lúdica, mas é uma ferramenta de grande potencial, por exemplo, para fazer revisões de conteúdos, ou para aferir da compreensão, num final de aula.

Fonte: https://www.plickers.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...