28 novembro 2020

10 razões para usar um Escape Room nas aulas

Os Escape Room estão na moda e as práticas relacionadas com este tipo de gamificação são muito populares, já que a experiência lúdica faz com que o processo de ensino/aprendizagem resulte mais motivador.
Christian Negre i Walcak, docente da Escola Pia de Calella (Barcelona), sugere 10 razões pelas quais um Escape Room educativo é uma boa atividade para realizar no âmbito escolar.

Razões para utilizar um escape room educativo

1. Fomenta a actividade: após as indicações iniciais, começa o movimento… Se és dos que acham que os alunos passam demasiado tempo sentados na aula, continua a ler!

2. Permite incluir qualquer conteúdo curricular: enquanto os alunos podem envolver-se no espaço onde se realiza o Escape Room, o docente (ao desenhar os enigmas a resolver) pode introduzir conteúdos de qualquer disciplina.

3. Promove a colaboração e o trabalho em equipa: um escape room é uma experiência para resolver em grupo na qual não há caminhos definidos à partida. O progresso consegue-se a partir de uma sequência de ensaios, provas e erros, até chegar à solução necessária. Neste processo geram-se interações entre os participantes.

4. Desenvolve a capacidade para resolver problemas: como docentes, é um prazer observar os miúdos, ver como tomam a iniciativa, levantam hipóteses e tentam executá-las para conseguir avançar no jogo.

5. Melhora a competência verbal: durante o jogo os alunos dialogam, trocam ideias, tentam estruturar um discurso, ajudar alguns colegas… Oferecemos situações similares no âmbito escolar?

6. Coloca desafios perante os quais se deve perseverar: outra das virtudes do jogo é sem dúvida a perseverança. O jogo tem algo que a educação em geral só oferece ocasionalmente: resposta imediata. Os jogos ensinam a insistir e treinam a constância. 

7. Constrói pensamento dedutivo: um escape room não é um recurso para usar semanalmente. Requer muito trabalho prévio. Com as primeiras experiências os alunos aprendem que devem comunicar e tentar organizar-se. Num escape room (e em qualquer sequência didática bem desenhada) aprendem-se métodos gerais que poderão aplicar-se a novos casos específicos. A partir da nossa posição de observador, que um escape room facilita , descobrimos os alunos a  transferir conteúdos e mecânicas, a deduzir estratégias para solucionar novos desafios.

8. Os participantes aprendem a trabalhar sob pressão: geralmente há um tempo finito para solucionar o jogo, para conseguir ‘escapar’ do espaço. À medida que os minutos passam, os nervos costumam aumentar e as emoções disparam.

9. Os alunos é que lideram a aprendizagem: este é um dos pontos que mais surpreende. Num escape room, são os estudantes que tomam as decisões e o que custa mais, como docente, é mantermo-nos à margem e permitir que sejam eles quem se equivoca para avançar.

10. É divertido para toda a gente: talvez seja esta a característica mais presunçosa, mas se já participaram num escape room sabem a que me refiro. Se não o fizeram, recomendo-vos que experimentem. De qualquer modo, garanto que agradará aos vossos alunos!

Texto traduzido do espanhol. Pode encontrar o original aqui: 
https://www.educaciontrespuntocero.com/noticias/razones-escape-room-educativo/?fbclid=IwAR1KI3lFhsPIKJzG7AWP85XV4hu00Yfolr3Q3dOl3WwhXstc_NPbQcGmKI4

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...