Aqui se reúnem materiais e recursos muito diversificados e, ao contrário do que o nome pode fazer crer, os podcasts não são o mais relevante.
O site tem uma página inteiramente dedicada ao FLE (Francês Língua Estrangeira) e é aqui que encontramos o melhor da plataforma: vídeos para exercitar a compreensão oral.
São vídeos curtos, provenientes de canais televisivos francófonos, relacionados com temas de sociedade ou com a cultura e as tradições francesas, e acompanhados de exercícios de compreensão oral e de outras atividades, para alargamento do tema abordado no vídeo.
Cada vídeo vem acompanhado da indicação do nível a que está adequado.
O que podemos encontrar, a acompanhar cada vídeo (ou podcast)?
- um MP3 que permite voltar a ouvir apenas o áudio do vídeo, se o não quisermos repetir.
- um pequeno glossário explicativo dos vocábulos mais difíceis.
- um questionário online com correção automática (às vezes, acompanhado de um PDF para download).
- um questionário de perguntas abertas, para exploração/alargamento do tema.
- um exercício de expressão escrita.
- uma seleção de documentos autênticos relacionados com o assunto do vídeo (p. ex.: outros vídeos, infografias, artigos de revistas, de jornais ou da web).
Na plataforma há também outros tipos de exercícios interativos:
- de vocabulário, sobre temas adequados aos conteúdos programáticos. Há-os de nível iniciação (p. ex.: números, cores, frutos) e outros de nível mais avançado. Os mais interessantes incluem um podcast (registo audio) e uma ficha de trabalho em PDF, para descarregar. Permite que possamos imprimir a ficha e fornecê-la aos alunos, para que possam completá-la, ouvindo o podcast respetivo.
Há ainda sopas de letras, texte à trous, espaços para completar. - de gramática, com correção automática, umas vezes pergunta a pergunta (fazendo enter após dar a resposta), outras com correção apenas quando damos por concluído o exercício.
O site oferece ainda outros conteúdos a descobrir, nomeadamente os que são destinados a professores, e que podem ser consultados a partir da lista de etiquetas-catégories, na página de abertura.
Sem comentários:
Enviar um comentário