25 outubro 2018

PHOTOS for CLASS - Fotos gratuitas para uso escolar

O respeito pelos direitos de autor na Internet deve ser uma das preocupações dos professores - na produção de materiais para as aulas - e dos alunos - na realização de trabalhos escolares.
Esta questão coloca-se muito frequentemente ao nível da utilização de imagens.
Respeitar direitos autorais implica, antes de usar uma imagem, verificar os direitos de atribuição e identificar a licença Creative Commons utilizada.


Felizmente, existem já ferramentas que nos ajudam no momento de selecionar fotos a inserir em materiais para uso escolar. Photos for Class é uma delas.
Trata-se de um motor de busca onde só encontramos imagens apropriadas para contexto escolar, sediadas no Flickr e no Pixabay, duas das maiores plataformas de alojamento de fotografias.






A utilização de Photos for Class é muito simples e prática.

A pesquisa faz-se por palavras (tema, assunto, etc) e, embora a plataforma seja em inglês, muitas vezes resulta procurar em português ou francês.

Escolhida a foto que queremos, basta clicar em "download" para a descarregar.




Qual é, então, a grande vantagem desta ferramenta?

É que as imagens que descarregamos a partir do Photos for Class m acompanhadas de uma curta nota que inclui o nome do autor e os termos da licença de utilização da imagem:



Está prontinha a utilizar nos nossos materiais!

Sendo o respeito pelos direitos de autor uma prática que devemos incutir também nos nossos alunos, este site será certamente muito útil para eles.

Fonte: https://www.photosforclass.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...