26 março 2020

France Podcasts - Recursos de Francês gratuitos - Compreensão oral - FLE

France Podcasts é uma plataforma de recursos para o ensino de Francês.

Aqui se reúnem materiais e recursos muito diversificados e, ao contrário do que o nome pode fazer crer, os podcasts não são o mais relevante.
O site tem uma página inteiramente dedicada ao FLE (Francês Língua Estrangeira) e é aqui que encontramos o melhor da plataforma: vídeos para exercitar a compreensão oral.


São vídeos curtos, provenientes de canais televisivos francófonos, relacionados com temas de sociedade ou com a cultura e as tradições francesas, e acompanhados de exercícios de compreensão oral e de outras atividades, para alargamento do tema abordado no vídeo.

Cada vídeo vem acompanhado da indicação do nível a que está adequado.





O que podemos encontrar, a acompanhar cada vídeo (ou podcast)?


  • um MP3 que permite voltar a ouvir apenas o áudio do vídeo, se o não quisermos repetir.
  • um pequeno glossário explicativo dos vocábulos mais difíceis.
  • um questionário online com correção automática (às vezes, acompanhado de um PDF para download).
  • um questionário de perguntas abertas, para exploração/alargamento do tema.
  • um exercício de expressão escrita.
  • uma seleção de documentos autênticos relacionados com o assunto do vídeo (p. ex.: outros vídeos, infografias, artigos de revistas, de jornais ou da web).

Na plataforma há também outros tipos de exercícios interativos


  • de vocabulário, sobre temas adequados aos conteúdos programáticos. Há-os de nível iniciação (p. ex.: números, cores, frutos) e outros de nível mais avançado. Os mais interessantes incluem um podcast (registo audio) e uma ficha de trabalho em PDF, para descarregar. Permite que possamos imprimir a ficha e fornecê-la aos alunos, para que possam completá-la, ouvindo o podcast respetivo.
    Há ainda sopas de letras, texte à trous, espaços para completar.
  • de gramática, com correção automática, umas vezes pergunta a pergunta (fazendo enter após dar a resposta), outras com correção apenas quando damos por concluído o exercício.
Estas atividades privilegiam a vertente formativa, pelo que não há limite de tempo para realização dos exercícios e também não é obrigatório responder a todas as questões para dar por concluída uma tarefa.

O site oferece ainda outros conteúdos a descobrir, nomeadamente os que são destinados a professores, e que podem ser consultados a partir da lista de etiquetas-catégories, na página de abertura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...