Páginas

09 maio 2020

COMMUNFRANÇAIS - Vídeos em Francês - Compreensão Oral - Compréhension Orale

Commun Français é uma plataforma criada por Stéphane Wattier, professor de Francês Língua Estrangeira, para apoio aos seus alunos, no Vietname.

Entre outros recursos, a plataforma inclui este blogue, com o mesmo nome, em que são apontados vídeos do YouTube adequados aos níveis C1 e B2.



Há cerca de uma centena de vídeos, agrupados por nível, e por temas como família, vida em sociedade, escola, mundo do trabalho, saúde, urbanismo, ambiente, consumo, alimentação, transportes, turismo, tempos livres, relações sociais, etc.
De curta duração, os vídeos são maioritariamente provenientes de canais de televisão franceses/francófonos, e estão quase todos legendados. Quase sempre a legendagem surge automaticamente em francês; quando tal não acontece, basta mudar a língua da legendagem.


/

Embora não haja um motor de busca interna, é fácil localizar os vídeos que nos possam interessar, visto que estão agrupados por temas e, dentro de cada tema, por subtemas.




Por exemplo, para o tema Ambiente
podemos encontrar os subtemas 
aquecimento climático e o plástico.




A seleção dos vídeos é cuidadosa e adequada ao nível a que se destina, ou não fosse um experiente professor de Francês Língua Estrangeira a fazê-la.




Estamos perante um conjunto de recursos com um elevado potencial para o desenvolvimento de atividades de compreensão oral, ou mesmo para avaliação de competências neste domínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário