Todos temos a imagem clássica deste jogo de
entretenimento, mas podemos fazê-la evoluir e
adaptá-la ao nosso ambiente de trabalho.
Usar o Bingo em educação é uma oportunidade para pôr em prática a gamificação tão em voga.
Usar o Bingo em educação é uma oportunidade para pôr em prática a gamificação tão em voga.
Logicamente, temos de começar por
esquecer o conceito de bingo tradicional: nem vamos sortear bolas,
e nem sequer vai haver números. Conceber um bingo em educação servirá para concentrar os alunos e
conseguir que prestem atenção a uma determinada tarefa. Como? Vamos ver.
O funcionamento do bingo tradicional
consiste em ir marcando num cartão os números que, aleatoriamente, vão
surgindo. O primeiro que complete linha ganha um prémio menor; o
que complete o cartão ganha o prémio maior.
O mecanismo para utilizar o bingo em
educação é parecido, mas diferente em alguns aspectos. Por exemplo, não necessitamos de números, mas sim de objetivos, de
forma que o cartão de cada aluno terá uma série de objetivos. Podem ser
diferentes para cada um, ou comuns a toda uma turma; cabe ao docente decidir.
Assim, usar um bingo em educação pode
ter vários objetivos. Por exemplo:
- Dar a resposta correcta a um exercício planeado pelo professor.
- Ajudar um colega a entender um determinado conceito.
- Ir ao quadro explicar um exercício.
- Completar um determinado tema.
- Organizar os apontamentos, utilizando cores diferentes para títulos, enunciados, etc.
- Utilizar esferográfica em vez de lápis, na aula
- Não necessitar de borracha para apagar durante um dia inteiro.
Como vemos, estas metas são genéricas, mas
rapidamente podemos chegar a objectivos específicos segundo matéria, tema, conceitos
a explicar, etc.
Em qualquer caso, será o professor a decidir que objetivos definir para este bingo educativo, adequando-o a variáveis como diversidade dos alunos, tempo necessário para completar os cartões (um por dia? um para a semana?), número de objectivos por cartão ou outros mais.
Em qualquer caso, será o professor a decidir que objetivos definir para este bingo educativo, adequando-o a variáveis como diversidade dos alunos, tempo necessário para completar os cartões (um por dia? um para a semana?), número de objectivos por cartão ou outros mais.
Uma vez clarificados os objectivos, podemos criar os cartões e imprimi-los.
E existem múltiplas ferramentas para isso, desde criá-los de uma forma
artesanal com aplicações de tipo Microsoft Word ou com modelos e software
específico.
Por exemplo, uma
busca com os termos “bingo templates” (modelos de bingo) leva-nos a mil resultados, todos eles válidos para o que
procuramos ainda que, certamente, focados no jogo de azar.
Uma busca mais
específica (“bingo education templates”) leva-nos por exemplo a este modelo simples igualmente
válido e editável para que o personalizemos.
Outros links
interessantes são por exemplo Tools
For Educators, onde poderemos criar bingos com imagens predefinidas, vocacionadas para o pré-escolar e os primeiros anos do 1º ciclo; ou o gerador de bingos de TeAchnology que é simples e fácil
de utilizar.
Também permite escolher entre alguns dos modelos, tudo de forma gratuita.
Com uma busca encontraremos muitos outros recursos para poder criar cartões de bingo educativo.
Uma vez realizado este trabalho, também
se pode pensar em recompensas para os que consigam linha e para os
que completem o cartão ou inclusivamente para os que, simplesmente, consigam
completar casas. Ficará ao critério de
cada docente decidir como premiar o jogo.
O uso de bingo em educação não é novo, e múltiplos docentes falam dos benefícios do seu uso. Seja qual for a
matéria ou a idade dos alunos, este é um daqueles recursos que podemos experimentar,
com uma preparação simples.
Este é um jogo que encontra nos primeiros anos de escola o seu público-alvo principal; no entanto, o seu potencial faz com que possamos encará-lo como recurso para anos de escolaridade mais avançados, e em várias disciplinas, nomeadamente no ensino das línguas estrangeiras.
Texto traduzido e adaptado livremente. Encontre o original no
link abaixo:
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